segunda-feira, 26 de abril de 2010
Versões do jornalismo virtual e a interatividade
3.0 ou jornalismo participativo é recentemente a ultima versão do jornalismo virtual, mas se analisarmos a intensa movimentação e modernização dos meios de comunicação será fácil deduzir que esta não será a fase final. Inserido neste novo espaço, onde os meios de comunicação possibilitam a socialização de conteúdo, jornalista e leitor encontram-se “cada vez mais” próximos.
Estabelecer um grau comparativo entre as versões de jornalismo virtual, a meu ver, seria hierarquizá-los atribuindo valores em uma escala evolutiva. Nesta situação é necessário observar o contexto em que estão inseridos. O Jornalismo 1.0, por exemplo, era veiculado por meios tradicionais, que estavam dispostos naquele período. O jornalismo 2.0 dispõe de recursos ausentes na modalidade anterior, pois há ampliação das noticias e o leitor situa-se um pouco mais na sua realidade, ainda que não participe diretamente da produção do conteúdo.
Com o jornalismo Participativo, a realidade passou por profundas modificações, não apenas nos meios técnicos, mas principalmente na configuração do conteúdo. Tal ruptura com os meios tradicionais se deu a partir da criação de um novo espaço, onde o publico constrói sua opinião político-social, assumindo o papel de transformador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário